segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O DEUS GANESHA E SEU CONHECIMENTO DO UNIVERSO











O DEUS GANESHA

A mitologia é uma exposição cifrada ou simbólica de uma teoria e devemos saber interpreta-la com nossos espíritos Ganesha era um menino muito bonito. Sua beleza era tão mágica e sua presença tão doce, que as pessoas não prestavam atenção na sua sabedoria e nem escutavam seus ensinamentos. Ficavam cativadas pela sua sua beleza sobrenatural.

Para evitar isso, Shiva cortou sua cabeça e colocou a do elefante no lugar. Dessa forma, todos os que se aproximassem dele seriam libertados por sua sabedoria e não ficariam encantados pela aparência sedutora, mas ilusória. Quem buscasse seu concurso seria pelo objetivo do crescimento espiritual e não mais pelas firulas da vaidade.


Ganesha (sânscrito गणेश Ganesha escuta) é o deus da ciência. No fantoche chamado Batara Gana, é um dos filhos do Guru (Shiva). Gana percebeu cabeça de elefante e corpo humano. No fantoche ele morava em seu palácio chamado glugu Tinatar céu.

Pelos sábios, foi dado o título Senhor conhecimento Ganesha, o deus patrono, deus repelente algo ruim, Deus de salvação, e assim por diante. Nas esculturas nos templos, estátuas e pinturas, ele é muitas vezes retratada:



SIMBOLOGIA DA IMAGEM DE GANESHA

A grande cabeça de elefante indica fidelidade, inteligência e poder discriminatório.
* As grandes orelhas abertas denotam sabedoria, habilidade de escutar pessoas que procuram ajuda e para refletir verdades espirituais. Elas simbolizam a importância de escutar para poder assimilar idéias.
* A tromba curva indica as potencialidades intelectuais que se manifestam na faculdade de discriminação entre o real e o irreal. 
* Na testa, Ganesha tem o desenho do Trishula (tridente de Shiva), simbolizando o tempo (passado, presente e futuro) e os três mundos (terra, atmosfera, céu), e a superioridade de Ganesha sobre eles.
* A grande barriga de Ganesha contém infinitos universos. Simboliza a benevolência da natureza e equanimidade, a habilidade de Ganesha de sugar os sofrimentos do Universo e proteger o mundo.
* Em uma das mãos carrega uma machadinha, que decepa os apegos do mundo material. Com essa machadinha Ganesha pode repelir e destruir os obstáculos.
* A outra mão direita faz o gesto pacífico (abhaya mudra), em direção ao devoto, proporcionando bênçãos, refúgio e proteção. Algumas vezes, na palma da mão aparece o símbolo OM, que representa o Absoluto.
* Uma das mãos à esquerda segura um laço, que representa os apegos ao mundo e as armadilhas que existem no caminho espiritual; e também um flor de lótus, que representa a iluminação que pode ser alcançada neste mundo.
* A outra mão esquerda segura um pote com doces, que representa a satisfação e a plenitude do conhecimento.
* O camundongo representa o desejo, que deve ser controlado pela sabedoria para conduzir corretamente o devoto no caminho espiritual.
* Os alimentos oferecidos aos pés de Ganesha indicam que todo o universo está ao nosso alcance, se soubermos qual o caminho correto. 

Na primeira parte do poema épico Mahabharata, está escrito que o sábio Vyasa pediu para Ganesha que transcrevesse o poema enquanto ele ditava. Ganesha concordou, mas somente na condição de que o sábio Vyasa recitasse o poema sem interrupções ou pausas. O sábio, por sua vez, colocou a condição que Ganesha não teria somente que escrever, mas também entender tudo o que ele escutasse antes de escrever. Dessa forma, Vyasa se recuperaria um pouco de seu falatório cansativo ao simplesmente recitando um verso bem difícil que Ganesha não conseguisse entender rapidamente. Começou o ditado, mas no corre-corre de escrever, a caneta de Ganesha se quebrou. Então ele quebrou uma de suas presas e a usou como caneta, só assim a transcrição pôde prosseguir sem interrupções, permitindo a ele manter sua palavra.

Sua popularidade é atribuída a diversos motivos, desde a busca de conhecimento, para elevação de status, à busca de confiança, para a travessia de todos os reveses na vida. Para quem quer recuperar poder e força, Ganesha possui a qualidade de um guerreiro. Seu espírito bélico representa-se nas armas que carrega nas mãos – parsha,trishulasiankushapasha naag.

Conhecidos como Ganapatya, os admiradores de Ganesha estão presentes em vários ramos do hinduísmo, como Vaishnavas (adoradores de Vishnu), Shaivas (adoradores de Shiva), Shaktas (adoradores de Shakti) e Sauryas (adoradores de Swria). Nesses seguimentos, Ganesha assume importantes papéis.


  1. http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2860818/o-roubo-da-esttua-de-ganesh-serie-no-meio-do-caminho
  2.  http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=11033412
  3.  http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2860818/o-roubo-da-esttua-de-ganesh-serie-no-meio-do-caminho
  4.  http://www.ftd.com.br/detalhes/?id=3250
  5.  http://www.ftd.com.br/detalhes/?id=3250
  6.  http://www.jacotei.com.br/o-roubo-da-estatua-de-ganesh-serie-no-meio-do-caminho-marcelo-r-l-oliveira-9788532271556.html
  7.  http://marcelorloliveira.com.br/?load=livro_o-roubo-da-estatua-de-ganesh
  8. http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2860818/o-roubo-da-esttua-de-ganesh-serie-no-meio-do-caminho
  9. http://marcelorloliveira.com.br/?load=livro_o-roubo-da-estatua-de-ganesh
  10.  http://www.jacotei.com.br/o-roubo-da-estatua-de-ganesh-serie-no-meio-do-caminho-marcelo-r-l-oliveira-9788532271556.html
  11.  http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=11033412

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI

DONALD TRUMP E VLADIMIR PUTIN E A AMEAÇA DA INVASÃO EXTRATERRESTRE

Prezado Visitante, NADA MESMO impede que certas criaturas malévolas estejam em benefício próprio e em surdina tr...