domingo, 21 de agosto de 2016

ÍRIS ERA A PERSONIFICAÇÃO DO ARCO ÍRIS NA MITOLOGIA GREGA







Íris era a personificação do arco-íris na mitologia grega, bem como mensageira dos deuses, juntamente com Hermes. Ela era a filha de Taumas e Electra, irmã de Arce, Aello, Celeno e Ocypete. Ela era casada com Zephyrus, o Deus do vento oeste, e tinha um filho, Photos. Foi dito que ela viajou no arco-íris enquanto carregava as mensagens divinas para os mortais. Ela foi representada carregando um jarro cheio de água no Rio Styx, que ela deu para quem de perjúrio, pô-la a dormir. Durante a Titanomaquia, a guerra entre os Titãs e os Olimpianos, Iris lutou ao lado dos Deuses Olimpicos, enquanto a sua irmã gêmea Arce lutou ao lado dos titãs; ambos serviram como mensageiros. Iris tinha asas douradas, enquanto Arce tinha asas de fogo e estas asas foram arrancados por Zeus na guerra, que mais tarde as deu como um presente a Thetis. e Thetis por sua vez deu para seu filho, Aquiles, que a usava em seus pés.

Íris é representada como uma virgem com asas de ouro, que se move com a leveza do vento de um lado para outro do mundo, nas profundezas dos oceanos e no mundo subterrâneo (Hades). Ela é especialmente a mensageira de Hera, e é associada com Hermes. Íris era frequentemente descrita como aia e mensageira pessoal de Hera. Nos vasos gregos, é representada como uma bela jovem com asas douradas, um kerykeion (bastão de mensageiro) e, às vezes, um oinichoe (jarro de vinho). Geralmente aparecia ao lado de Zeus ou de Hera, às vezes servindo néctar do seu jarro. Como copeira dos deuses, Íris é frequentemente indistinguível de Hebe na arte. Para os gregos, que na maioria viviam perto do mar, o arco-íris era mais frequentemente visto cobrindo a distância entre as nuvens e o mar e por isso imaginavam que a deusa reabastecia as nuvens de chuva com água do mar.

Hesíodo, Teogonia, Os deuses marinhos, Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 1.2.6 Hesíodo, Teogonia, Os deuses marinhos, Hesíodo, Teogonia, Os deuses titãs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI